Qual roupa utilizar nas montanhas

Leia mais

Seja qual for a atividade de outdoor que pratique, o princípio do vestuário por camadas é fundamental para o seu conforto e, até mesmo, para a sua segurança. Seja em trekking, em corrida de montanha, em esqui ou alpinismo, ou até num percurso de canoa, estes princípios aplicam-se da mesma forma. E são igualmente válidos independentemente do clima onde se encontre. Por isso, o princípio do vestuário por camadas é um dos conceitos mais importantes do mundo do outdoor.


Se vai para as Montanhas vai precisar de algumas dicas do que vestir para enfrentar o frio durante sua ida a essas regiões.

Muita gente nos pergunta sobre as roupas que devem usar para enfrentar o frio em pernoites em montanha, então resolvi escrever este post contando qual o tipo de roupa que usamos.

Em meio de Montanhas aqui no Brasil as temperaturas podem variar entre 14 e podendo chegar até -9 graus durante a Temporada.

As temperaturas alcançam graus negativos facilmente em plena temporada, e a sensação térmica dependendo do lugar, vento acaba deixando mais frio ainda.

1ª camada:
É o que chamamos de segunda pele, são as blusas térmicas. É uma blusa que fica em contato direto com nosso corpo, sintético, mesmo tecido de uma meia calça, só que mais grossa. Vale a pena investir nesse tipo de blusa, que ajuda o corpo se manter aquecido
Não se esqueça que para garantir que sua função seja cumprida, as roupas de segunda pele têm a característica de ser coladas na pele.

2ª camada: 
Chamada também de camada de aquecimento, serve para manter o ar quente próximo ao corpo. Quanto mais grossa seja a camada de ar, mais quente estaremos. É a camada intermediária, o ideal é esse tipo aí da foto, um tecido apropriado, chamamos de fleece ou polar. Para quem não tem ou não quer comprar por ser mais cara, pode optar por uma de lã. Mas essa da foto é muito mais quentinha.


3ª camada:
Deve proteger contra o vento e a chuva ou neve, elementos que podem provocar perda de calor num ritmo alarmante. A última camada tem que ser agasalhos mais grossos, como Anorak, jaquetas 


 


Não basta o desejo de explorar a natureza e ver belas paisagens. Para fazer um trekking ou hiking na montanha, é preciso estar preparado fisicamente e ter os equipamentos corretos para suprir as necessidades da aventura que vai pegar pela frente (Falamos dos equipamentos em outro post). Isso envolve escolher roupas adequadas para trilha, Curtas ou longas, feitas em praias, rios, cachoeiras ou altas montanhas, saiba as melhores roupas e acessórios para levar em cada caso, pois tem sua peculiaridade.

Cadastre-se e receba nossas
novidades direto no seu e-mail!